AMIES

Capes: Brasil tem acréscimo de 37% emprogramas de pós-graduação de excelência

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados da Avaliação Quadrienal 2017­2020. Dos 4.512 programas de pós­-graduação (PPG) stricto sensu (mestrado e doutorado) avaliados, 671 estão no nível de excelência acadêmica porque obtiveram as notas 6 e 7. O quantitativo representa um acréscimo de 37% ao se comparar com o período anterior, quando 490 programas chegaram ao patamar máximo de avaliação.

No geral, 34% dos PPGs aumentaram a nota, 54% se mantiveram no mesmo patamar e 4% tiveram redução. Além desses, 325 programas novos passaram por avaliação. A nota atribuída a cada PPG vai de 1 a 7, sendo que 3 é o mínimo para o seu funcionamento. De acordo com a Capes, 45 programas (1% do total) obtiveram nota abaixo de três, de acordo com os parâmetros de avaliação, e por isso serão descredenciados.

Todos os dados dos resultados estão na página da Avaliação Quadrienal 2017/­2020 no site da Capes. O coordenador de cada PPG têm até o dia 6 de janeiro para interpor recursos, que deverão ser enviados exclusivamente pelo Protocolo Digital, seguindo o modelo constante no Anexo I da Portaria 185/2019, junto com a documentação exigida.

A Avaliação Quadrienal 2017­-2020 sofreu atrasos devido à pandemia e a questões jurídicas. Para o Ministério Público Federal (MPF), havia critérios ilícitos no ranqueamento dos programas de mestrado e doutorado do país. Em setembro deste ano, um acordo entre a Capes o MPF permitiu a divulgação dos resultados. A Fundação assumiu o compromisso de não empregar nenhum parâmetro avaliativo novo a um período anterior de sua criação. “A Capes e a comunidade acadêmico-­científica entregam uma avaliação mais qualitativa, como um melhor diag­nóstico da pós-­graduação stricto sensu brasileira, o que ressalta a sua relevância para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental do País”, frisou a presidente da Capes, Cláudia Queda de Toledo.

A comissão julgadora foi composta por 1.808 consultores e acompanhada por 147 coordenadores de área. Do total de programas, 1.448 são do Colégio de Ciências da Vida, 1.545 de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar e 1.508 de Humanidades, além de 11 Programas Profissionais para a Formação de Professores da Educação Básica.