AMIES

Em defesa do Qualis, Capes publica conjunto de documentos

Após duras críticas da comunidade científica ao Qualis, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou uma documentação com o histórico da construção do modelo do Qualis Referência e o detalhamento da metodologia adotada. De acordo com o órgão, ligado ao Ministério da Educação (MEC), o objetivo é ampliar o conhecimento dos procedimentos adotados na elaboração da classificação dos periódicos usada durante a avaliação do quadriênio 2017-2020.

O Qualis é um dos instrumentos utilizados para avaliar a produção intelectual de professores, estudantes e egressos dos cursos de mestrado e doutorado. O sistema avalia, exclusivamente, as publicações informadas na Plataforma Sucupira pelos programas de pós-graduação.

A lista preliminar divulgada no final de 2022 foi consolidada a partir das apurações realizadas no âmbito da avaliação 2017-2020 pelas 49 áreas de avaliação. De acordo com a Capes, desde 2015, grupos de trabalho discutiram formas de aperfeiçoamento da metodologia usada na classificação dos periódicos. A comissão de acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 publicou relatório em 2018 apontando recomendações. Após essa etapa, a metodologia foi aprovada pelo Conselho Técnico-científico da Educação Superior (CTC-ES) e cada área de avaliação detalhou seus critérios específicos.

Diante da repercussão negativa, a Capes ressaltou que fará a análise de todas as solicitações de recursos e que “o diálogo estará presente nos processos de decisão relacionados ao Qualis, garantindo o cumprimento do seu papel na melhoria do sistema de avaliação”.