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AMIES celebra ano de consolidação e ampliação de diálogo com o Poder Público

A Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (AMIES) celebrou o ano de expansão e conquistas para a educação brasileira durante jantar de confraternização, em Brasília. Na ocasião, estiveram presentes associados, representantes de instituições e autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.

“O ano de 2024 foi um período de muitas realizações para o nosso setor. Juntos, fortalecemos nossa atuação, ampliamos o diálogo com os órgãos reguladores, e proporcionamos oportunidades valiosas para o desenvolvimento de nossas instituições”, salientou o presidente da AMIES, Moses Rodrigues. “A educação é a única forma de a gente fazer avançar a nossa sociedade, então nós precisamos investir. E a iniciativa privada tem um papel fundamental na educação superior, para cooperar com o desenvolvimento do Brasil”, completou ele.

Em discurso, Moses Rodrigues destacou a atuação do professor Antonio Veronezi (in memoriam), idealizador e fundador da AMIES, e Inácio de Barros Melo Neto, primeiro presidente da Associação. “A AMIES surgiu para dar voz às instituições de ensino superior realmente comprometidas com a educação, ampliando os espaços de diálogo com o Poder Público. Temos cumprido esse papel e vamos continuar comprometidos com a qualidade na educação superior”, frisou Victor Veronezi, da Universidade Santo Amaro (Unisa). “Com a AMIES, as mantenedoras de capital fechado, as pequenas e médias instituições passaram a ter um espaço para debater ideias e propor soluções modernas para o desenvolvimento do ensino superior. Não se pode falar em educação superior no Brasil sem contar com a participação das instituições privadas”, destacou Inácio de Barros Melo Neto.

A participação das IES privadas nos debates sobre a regulação, supervisão e avaliação do ensino superior se justifica pela representatividade em todo o país. De acordo com o Censo da Educação Superior 2023, o setor representa 95,9% dos 26,6 milhões de vagas de graduação ofertadas anualmente. No total de matrículas na graduação, as IES privadas tiveram uma participação de 79,3%. O percentual foi ainda maior entre os alunos ingressantes. Dos 4,9 milhões de estudantes que iniciaram a graduação no ano passado, 88,4% optaram por uma instituição privada. “Não dá pra gente conversar sobre a educação superior no país sem a instituições privadas porque elas estão fazendo a maior parte do trabalho”, ressaltou o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Teixeira.

A noite também contou a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Educacional AMIES 2024, concedida a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da educação superior no Brasil. “A outorga da Medalha do Mérito Educacional nos permite reconhecer e homenagear aqueles que se dedicam com excelência e paixão à nobre tarefa de formar cidadãos, moldar futuros e construir pontes para um Brasil mais justo e próspero”, ressaltou Moses Rodrigues.

AMIES
Fundada em fevereiro de 2020, a AMIES tem participado ativamente dos debates sobre a educação superior e os programas educacionais nas esferas executiva, legislativa e judicial, com estratégias de modernização e aprimoramento dos marcos regulatórios do setor.

“As políticas públicas dever ser construídas considerando não apenas a visão do gestor, mas devem ter o olhar dos estudantes, dos professores (valorizando esses profissionais) e das instituições de ensino”, ressaltou a secretária-executiva da AMIES, Priscila Planelis. “O setor privado é responsável pela massificação do ensino superior e tem grande parcela no cumprimento da Meta 12 do Plano Nacional de Educação. Por isso, é tão importante a colaboração das instituições privadas com o Poder Público, a fim de contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das políticas para o setor educacional do país”, destacou.

Por reunir mantenedoras de instituições de ensino superior lideradas por educadores e entender que a educação é a principal ferramenta de transformação social, a AMIES assumiu grandes compromissos: defender a educação superior de qualidade no Brasil, contribuir para melhorar a educação em todos os seus níveis e ainda estimular a pesquisa e a extensão para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação.

Durante 2024, a AMIES participou ativamente das discussões sobre a regulação dos cursos a distância, a ampliação dos programas de financiamento do ensino superior, a política de formação médica do Brasil, o novo Plano Nacional de Educação, a política de formação de professores, a reforma tributária, a modernização e simplificação da política regulatória e a atualização dos instrumentos de avaliação da educação superior. Além disso, a AMIES lançou neste ano o Painel de Educação Médica e o Painel de Acompanhamento dos Processos Regulatórios de Medicina.

Em 2025, a AMIES seguirá empenhada para apresentar propostas técnicas e relevantes para aprimorar as políticas públicas educacionais, com ética e responsabilidade social. “Para o próximo ano, a AMIES trabalhará para ampliar políticas públicas que já existem, como o Fies e o Prouni. A AMIES também fez propostas ao Ministério da Educação para tornar o marco regulatório como um todo mais dinâmico, mais prático, e adaptado à nova realidade social e tecnológica”, indicou o assessor jurídico da AMIES, Esmeraldo Malheiros.