Em noite de confraternização e celebração, a AMIES realizou a entrega da Medalha de Mérito Educacional AMIES 2024 a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da educação superior no Brasil. A solenidade foi realizada no Espaço Vila Rizza, em Brasília.
“A outorga da Medalha do Mérito Educacional nos permite reconhecer e homenagear aqueles que se dedicam com excelência e paixão à nobre tarefa de formar cidadãos, moldar futuros e construir pontes para um Brasil mais justo e próspero”, ressaltou o presidente da AMIES, Moses Rodrigues.
Neste ano, a medalha foi concedida à advogada, professora e mantenedora da Faculdade de Tecnologia Jardim (Fatej), Arleide Costa de Oliveira Braga; ao ministro da Fazenda e ex-ministro da educação, Fernando Haddad; ao reitor da Universidade São Francisco (USF), Gilberto Garcia, que também atuou no Conselho Nacional de Educação; ao médico empresário e educador João Carlos Di Genio (in memoriam), representado pelo vice-reitor da Universidade Paulista (Unip), Fábio Romeu de Carvalho; ao prefeito reeleito do Recife, João Henrique de Andrade Lima Campos; e ao educador e reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchoa de Mendonça, representado pelo professor Marcos Wandir.
Também foram agraciados o ex-senador, educador e mantenedor do Grupo Ceuma, Mauro de Alencar Fecury, representado pelo sobrinho Ivan Fecury; o prefeito eleito de Sobral e fundador do Centro Universitário Inta (Uninta), Oscar Spindola Rodrigues Júnior, representado pelo senhor Alan Galvão; o ministro do Superior Tribunal de Justiça e professor universitário, Paulo Dias de Moura Ribeiro; o educador, mantenedor do Centro Universitário Ingá (Uningá) e vice-presidente da AMIES, Ricardo Benedito Oliveira; o mantenedor do Grupo UniEduK e reitor do Centro Universitário de Jaguariúna (Unifaj), Ricardo Jorge Tannus; o ministro da Justiça e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski; e o desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Roberto Carvalho Veloso.
“Nós temos que valorizar a educação sempre e entender que a educação tem que ser construída por muitas mãos. Temos que ter essa capacidade de construir essa harmonia entre o gestor público e as instituições privadas, para caminhar em parceria, fazendo o que compete a cada um”, frisou João Campos. “É uma honra e uma alegria muito grande. Essa medalha significa um trabalho construído por muitas mãos. Estamos na educação há 36 anos e trabalhamos para sempre oferecer o melhor ensino aos nossos 11 mil alunos”, disse Ricardo Tannus.
Durante a solenidade, o ministro Ricardo Lewandowski exaltou o importante papel das instituições privadas na democratização do acesso ao ensino superior. “Sem as entidades de ensino privadas nós não teríamos o grau de desenvolvimento educacional e cultural que felizmente alcançamos no Brasil”, salientou. “Não há desenvolvimento sem educação e vocês que amam a educação são os responsáveis por esse desenvolvimento do Brasil”, ressaltou Roberto de Carvalho Veloso.
Fundada em 2020, a AMIES reúne mantenedoras verdadeiramente comprometidas com a educação superior de qualidade no país. Por entender que a educação é a principal ferramenta de transformação social, a AMIES assumiu grandes compromissos: defender a educação superior de qualidade no Brasil, contribuir para melhorar a educação em todos os seus níveis e ainda estimular a pesquisa e a extensão para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação.