AMIES

AMIES celebra ano de expansão e colaboração com o Poder Público

Sempre comprometida com o ensino superior de qualidade, a AMIES celebrou o ano de resultados positivos durante jantar de confraternização, em Brasília. Na ocasião, estiveram presentes associados, representantes de instituições e autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.

A noite contou ainda com solenidade em homenagem aos professores Antonio Veronezi (in memoriam), idealizador e fundador da AMIES, e Inácio de Barros Melo Neto, primeiro presidente da Associação. Durante o evento, também foram concedidas medalhas de mérito educacional a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Educação Superior no Brasil.

“A educação brasileira está passando por uma transformação e nós queremos somar forças com o Poder Público. Hoje, o setor privado desonera a União em R$ 280 bilhões por ano. São 16 milhões de matrículas e mais de dois milhões de postos de trabalho criados diretamente na educação básica e superior privada. Sabemos de todas as dificuldade do país, mas queremos colaborar com a sociedade. Temos sempre que acreditar que podemos tornar a educação brasileira cada vez mais forte”, frisou o presidente da AMIES, Moses Rodrigues, durante evento. “Essa interlocução para discutir as políticas públicas é fundamental. Ouvir as entidades e ouvir o Congresso Nacional. Nós temos a certeza que vamos construir, juntos, as melhores políticas públicas” salientou.

Na ocasião, a AMIES entregou ao Ministério da Educação uma carta com cinco sugestões para contribuir com o desenvolvimento da educação superior no ano de 2024. “Recebo essa carta com muita satisfação. Desde o primeiro dia que entrei no MEC, meu estilo é de diálogo, é de ouvir. Eu só acredito em qualquer política pública, qualquer ação, se ela for construída conjuntamente. E vocês da AMIES, assim como todo o ensino privado superior do Brasil, têm um papel muito importante”, ressaltou o ministro Camilo Santana.

Na Carta Aberta, a AMIES propõe a revisão da política e dos procedimentos destinados ao credenciamento de instituições de ensino superior e à oferta de cursos superiores na modalidade EAD. A Associação, inclusive, participou de discussões sobre o tema ao longo de 2023. Seguindo o que foi debatido e alinhado à proposta da AMIES, o governo publicou portaria que suspendeu o processo de autorização de cursos superiores e de credenciamento de IES na modalidade à distância.

O ministro também concordou com a AMIES em relação à necessidade de aprimoramento do marco regulatório da educação superior e do sistema e-MEC e voltou a defender a criação de uma agência reguladora para o setor. “Nós temos que rever a regulação do ensino superior e, para isso, precisamos de uma instituição mais robusta para garantir essa regulação”. Por fim, Santana parabenizou a AMIES pela atuação e reforçou a disposição para o diálogo. “O MEC está de portas abertas. Queremos garantir o acesso do jovem ao ensino superior, para realizar o sonho de ter um diploma na mão”.

Também prestigiaram a confraternização da AMIES, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios; o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Tavares Teixeira; a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Helena Sampaio; a presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), Amábile Pácios; a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá; o senador Wilder Morais; o ex-deputado federal Átila Lira; e os deputados federais Antônio Brito, Átila Lira Filho, Baleia Rossi, Cezinha de Madureira, Damião Feliciano, Eduardo Bismarck, Elmar Nascimento, Eunício Oliveira, Fernanda Pessoa, Isnaldo Bulhões Júnior, José Rocha, Luiz Gastão, Maurício Carvalho, Mendonça Filho, Roberta Roma, Yuri do Paredão e Zeca Dirceu.

Fotos: Weleson Nascimento e Sandro Andrade Fotografias