AMIES

AMIES celebra ano profícuo da instituição em confraternização

Para celebrar o ano de resultados positivos, a Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (AMIES) promove jantar de confraternização com a presença de associados, representantes de instituições e autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário a convite do presidente da instituição Moses Rodrigues. O evento será no dia 29 de novembro, no Dúnia City Hall, no Lago Sul, em Brasília.

A noite contará ainda com solenidade em homenagem aos professores Antonio Veronezi (in memoriam), idealizador e fundador da AMIES, e Inácio de Barros Melo Neto, primeiro presidente da Associação. Durante o evento, serão concedidas medalhas de mérito educacional a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Educação Superior no Brasil.

A AMIES entende que o setor privado deve ser parceiro do setor público, especialmente em relação às políticas desenvolvidas para a ampliação do acesso e garantia da qualidade do ensino superior. Por isso, entre as atividades da confraternização, será entregue ao ministro da Educação, Camilo Santana, carta com cinco sugestões para contribuir com o desenvolvimento da educação superior no ano de 2024.

“A AMIES foi idealizada para dar voz e vez às instituições tradicionais, regionais e independentes que lutam pela educação superior de qualidade no país. Por isso, a Associação tem um papel fundamental na construção assertiva de uma Educação de qualidade, e isso se dá através do diálogo. Ao propor ao Ministério da Educação uma revisão do marco regulatório da educação superior e dos programas educacionais, com estratégias de modernização e ampliação do acesso à educação, os benefícios ultrapassam os muros das instituições de ensino superior. Toda a sociedade é beneficiada por uma educação de qualidade”, destaca o presidente da instituição Moses Rodrigues.

O quadro de associadas da AMIES reúne instituições presentes nas cinco regiões do país que ofertam ensino com qualidade acima da média, que não são vinculadas aos interesses de grupos econômicos e que buscam, como prioridade, cumprir a missão constitucional de atender o interesse público social no campo educacional.

No Nordeste, destacam-se a Universidade Tiradentes (Unit), o Centro Universitário Christus (Unichristus), o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), a Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), a Christus Faculdade do Piauí (Chrisfapi), a Universidade Ceuma (Uniceuma), a Faculdade Baiana de Senhor do Bonfim (Fabasb), o Centro Universitário Inta (Uninta), o Centro Universitário Santo Agostinho (Unifsa) e o Centro Universitário UniFTC.

Na região Sudeste, as IES são a Universidade de Araraquara (Uniara), o Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP), o Centro Universitário Santa Cecília, a Faculdade São Leopoldo Mandic, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, Universidade Iguaçu (Unig), a Faculdade de Tecnologia Jardim (Fatej), a Faculdade Ceres (Faceres) e a Universidade Santo Amaro (Unisa).

No Centro-Oeste, o destaque vai para o Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e o Centro Universitário Euro-americano (Unieuro). Na região Sul, fazem parte da AMIES o Centro Universitário Ingá (Uningá), a Universidade Cesumar (Unicesumar), o Abeu Centro Universitário (Uniabeu) e a Faculdade Dom Alberto (FDA). No Norte, destaca-se o Centro Universitário Aparício Carvalho.

Sobre a AMIES

Fundada em 19 de fevereiro de 2020, a Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (AMIES) reúne mantenedoras independentes de instituições de ensino superior privadas tradicionais e que são verdadeiramente comprometidas com a educação superior de qualidade no país.

Por reunir mantenedoras de instituições de ensino superior lideradas por educadores e entender que a educação é a principal ferramenta de transformação social, a AMIES assumiu grandes compromissos: defender a educação superior de qualidade no Brasil, contribuir para melhorar a educação em todos os seus níveis e ainda estimular a pesquisa e a extensão para o desenvolvimento científico, tecnológico e para a inovação.

“A AMIES é um espaço de amplo diálogo, com discussão de ideias e formulação de estratégias no intuito de transformar com excelência o setor educacional. Os desafios são grandes e estamos aqui para contribuir e fortalecer o setor, dando voz às instituições regionais, que lutam pela inclusão dos jovens no ensino superior, geram desenvolvimento, emprego e renda nas suas regiões”, afirma o presidente Moses Rodrigues.

Idealizada pelo educador Antonio Veronezi, a AMIES teve como primeiro presidente o professor Inácio de Barros Melo Neto. Presidida atualmente pelo deputado federal Moses Rodrigues, a AMIES tem participado ativamente dos debates sobre a educação superior e os programas educacionais em diversas frentes, com estratégias de modernização e aprimoramento do marco regulatório do setor. A AMIES busca ultrapassar os interesses das instituições de ensino superior e promover o bem coletivo no campo educacional.

Durante 2023, a AMIES participou ativamente das discussões sobre a reforma tributária, a modernização e simplificação da política regulatória, a ampliação dos programas de financiamento estudantil, a política de formação médica do Brasil, a atualização dos instrumentos de avaliação, a regulação dos cursos a distância, a política de formação de professores e a reformulação do ensino médio.

Em 2024, a Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior seguirá empenhada para apresentar propostas técnicas e relevantes para aprimorar as políticas públicas educacionais, com ética e responsabilidade social.

Foto: Freepik