AMIES

AMIES celebra quatro anos de atuação em prol da expansão e qualidade da educação superior

Em plena consolidação e expansão, a AMIES comemorou os quatro anos de fundação durante almoço em Brasília. Estiveram reunidos associados, parlamentares e autoridades do setor educacional para celebrar a atuação em prol do desenvolvimento da educação superior no país.

Em discurso, o presidente da AMIES, Moses Rodrigues, agradeceu a presença de todos e destacou a relevância da atuação da Associação nesses quatro anos de existência em defesa das instituições tradicionais e independentes. “A AMIES está empenhada em defender a educação no Brasil. A AMIES está pautando assuntos, através de suas ações, debates e discussões, não somente no Conselho Nacional de Educação, mas também no Ministério da Educação, para que a educação superior brasileira possa continuar se desenvolvendo e, sobretudo, sendo democrática com todos os jovens e adultos que querem fazer a educação superior”, frisou.

Além dos associados e colaboradores da Associação, estiveram presentes o presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Henrique Sartori; o assessor parlamentar do Ministério da Educação, Leo de Brito, representando o ministro Camilo Santana; o diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Ulysses Teixeira; e os deputados federais Damião Feliciano e Átila Lira Filho, além de outros parlamentares e conselheiros do CNE.

Fundada em 19 de fevereiro de 2020, a AMIES reúne mantenedoras independentes de instituições de ensino superior privadas tradicionais e que são verdadeiramente comprometidas com a educação superior de qualidade no país. Idealizada pelo educador Antonio Veronezi, a AMIES teve como primeiro presidente o professor Inácio de Barros Melo Neto. Presidida atualmente pelo deputado federal Moses Rodrigues, a AMIES tem participado ativamente dos debates sobre a educação superior e os programas educacionais nas esferas executiva, legislativa e judicial, com estratégias de modernização e aprimoramento dos marcos regulatórios do setor. A AMIES busca ultrapassar os interesses das instituições de ensino superior e promover o bem coletivo no campo educacional.

ASSEMBLEIA ORDINÁRIA
Antes do almoço de comemoração, o presidente Moses Rodrigues reuniu os associados da AMIES para a primeira assembleia ordinária do ano. Na ocasião, dentre outros assuntos, a AMIES debateu sobre a proposta do Ministério da Educação para criação de novo órgão regulador para assumir funções de avaliação, regulação e supervisão da educação superior.

Durante a reunião, a assessoria jurídica da AMIES prestou esclarecimentos sobre o andamento e as perspectivas acerca da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 81, em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), bem como sobre as recentes autorizações de cursos de medicina nas esferas estaduais e municipais e seu contexto da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 2501.

Os associados deliberaram, ainda, pela pela designação da advogada Priscila Planelis como secretária executiva da Associação. “Assumo essa função com muita honra, a fim de continuar colaborando para o crescimento da AMIES e para o diálogo com o Poder Público para o aprimoramento do marco regulatório da educação superior e para propor soluções para o desenvolvimento e a qualidade do ensino superior do país”, ressaltou.