Em compromisso com a educação, a AMIES mantém o diálogo com o Poder Público, a fim de propor soluções que contribuam para o desenvolvimento do ensino superior de qualidade. Nesse sentido, a Associação teve reuniões, neste mês de agosto, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep) e no Ministério da Saúde.
Na primeira reunião, o presidente da AMIES, Moses Rodrigues, expôs ao presidente do Inep, Manuel Palácios, a necessidade de atualização dos instrumentos de avaliação, além de tratar sobre a qualidade da educação médica no Brasil. No encontro, que contou com a presença de outros associados e da equipe jurídica da AMIES, também foi requerido o aumento no valor do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE).
Na reunião com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, a AMIES fez duas solicitações: a inclusão dos dados das regiões de proximidade geográfica e macrorregião de saúde nas informações encaminhadas ao Ministério da Educação sobre a existência de leitos do Sistema Único de Saúde; e a retificação de informações remetidas à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) após correção de informações sobre o quantitativo de leitos do SUS no Sistema de Mapeamento da Educação na Saúde (Simapes). Esses dados são considerados nos processos de autorização de cursos de medicina.
Expansão – Na última assembleia extraordinária, a AMIES deu as boas-vindas a cinco novas associadas: Instituto para o Desenvolvimento da Educação (Ipade); Associação de Educação Santa Cecília; Sociedade de Pesquisa, Educação e Cultura Doutor Aparício Carvalho de Moraes; RGS Empreendimentos Educacionais; e Novic Educacional. Essas mantenedoras reforçam o debate sobre estratégias que fortaleçam o setor educacional com excelência, ética e responsabilidade social.