Para ampliar sua atuação no debate acerca do ensino de qualidade no país e contribuir para o aprimoramento do marco regulatório da educação superior, a AMIES passa a integrar o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Criada em 2008, a instituição tem como objetivo defender os legítimos interesses das instituições privadas e tem como missão formular propostas que visem assegurar o direito da livre iniciativa das instituições educacionais, de modo a contribuir com o desenvolvimento do setor, sempre dentro dos princípios da qualificação da oferta de cursos e do melhor atendimento aos estudantes.
A adesão da AMIES vai ao encontro do propósito de manter um diálogo respeitoso com o Poder Público, além de apresentar e defender os interesses de mantenedoras de instituições de ensino superior lideradas por educadores. “A entrada da AMIES no Fórum acrescenta um importante passo na ampliação da nossa representatividade. Juntos por uma educação mais forte! A liderança do deputado Moses Rodrigues, à frente da AMIES, é a garantia de sucesso na nossa luta no Congresso Nacional”, enfatizou o diretor executivo do Fórum, Andrei Candiota.
Logo após a filiação, a AMIES foi signatária de ofício encaminhado ao ministro da Educação, Camilo Santana, para abordar situações pendentes em relação ao Programa Universidade para Todos (Prouni). Uma delas tratava sobre a necessidade de regulamentação por parte da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) para autorização prévia de ampliação de vagas dos cursos de medicina e direito, para garantir a continuidade da oferta de bolsas integrais e parciais. A segunda situação dizia respeito à disponibilização no Sistema do Prouni de um campo em que as instituições que têm Certificação Beneficente de Assistência Social (Cebas), e que cumprem a gratuidade via Prouni, devem optar por proporções para gerar o quantitativo de bolsas a serem concedidas no próximo semestre. “O esforço do setor é para que o Prouni seja preservado e siga como principal política pública de ingresso na educação superior”, frisou o documento.
A AMIES também participa ativamente do debate sobre a reforma tributária, que tramita no Congresso. A expectativa da Associação é fortalecer a colaboração com o Poder Público. “A AMIES é um espaço de amplo diálogo, onde ideias são debatidas com o objetivo de transformar com excelência o setor educacional, com ética e responsabilidade social. Temos muito a colaborar com as discussões no setor”, salientou o presidente da AMIES, Moses Rodrigues.