Sempre compromissada em manter o diálogo com o Poder Público, a AMIES participou de reuniões no Conselho Nacional de Educação (CNE) e no Ministério da Saúde. Os encontros contaram com a presença do presidente da Associação, Moses Rodrigues, a assessoria jurídica, alguns associados da AMIES e parlamentares para discutir sobre aspectos que promovam o crescimento e a qualidade do ensino superior no país.
No CNE, a reunião com o presidente Luiz Roberto Curi abordou as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Direito, que serão revisadas por comissão especial instalada em janeiro. “Acreditamos ser muito importante ampliar a participação do setor privado nessa comissão de especialistas”, defendeu Moses Rodrigues. A medida se justifica, já que o setor responde por 78% das matrículas no ensino superior do país, com 7,3 milhões de estudantes. Nesse sentindo, a AMIES indicará representantes do setor educacional para a comissão, que pretende concluir as discussões até o mês de maio, apresentando uma proposta de resolução ao CNE.
No encontro com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), a AMIES tratou sobre a densidade médica do país e os indicadores de relevância social para a implantação de novos cursos de medicina. A Associação tem acompanhado a política de formação médica do país, propondo soluções para o aprimoramento, ampliação e garantia de qualidade dos cursos.
“A AMIES é composta por mantenedoras verdadeiramente comprometidas com a educação superior de qualidade no país, que desejam contribuir com o Poder Público, trazendo a visão de pequenas e médias instituições, que genuinamente comprometidas com a educação”, ressaltou o presidente Moses Rodrigues. Desde sua criação em fevereiro de 2020, a AMIES atua em colaboração com o Poder Público para aprimorar o marco regulatório da educação superior e promover o incentivo à educação, à ciência e à inovação no âmbito da educação superior.