AMIES

Capes define regras de processos híbridos para os cursos de mestrado e doutorado

A Capes definiu as regras para a implementação de processos híbridos de ensino na pós-graduação stricto sensu presencial, que abrange os cursos de mestrado e doutorado. As diretrizes gerais constam na Instrução Normativa 2/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a instrução, os processos híbridos de ensino e aprendizagem devem envolver a combinação de ações presenciais com atividades remotas e não caracterizam uma modalidade de ensino específica, mas “partem de um conjunto de procedimentos metodológicos que englobam a interação entre ambientes presenciais e digitais para potencializar as diversas atividades acadêmicas realizadas no percurso formativo”.

Segundo as regras, não será permitido o uso de atividades remotas assíncronas (aulas gravadas) para o cômputo de carga horária didática. Também é vedada a oferta de disciplinas ou o percurso formativo de forma completamente remota.

De acordo com a Capes, as diretrizes têm como objetivo estimular a colaboração em pesquisa e orientação acadêmica e compartilhar conteúdos e recursos educacionais entre os programas de pós-graduação stricto sensu e as instituições de ensino e pesquisa, do Brasil ou internacionais.

Foto: Christin Hume/Unsplash