Um terço dos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior neste ano estão interessados na área de saúde. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Google no início deste ano. Segundo a empresa de tecnologia, medicina foi a graduação mais buscada na plataforma em 2022. Na lista de cursos mais procurados também estão psicologia, enfermagem, direito, administração, pedagogia, tecnologia da informação, educação física, estética e biomedicina.
Esse levantamento também perguntou sobre o formato do curso e 52% dos entrevistados indicaram o presencial como preferência, seguido pelo ensino à distância (34%) e o “semipresencial” (14%). O resultado se aproxima do registrado antes da pandemia de coronavírus. Em 2019, o percentual de entrevistados que optou pelo curso presencial foi de 49%. Do total de participantes, 61% já estavam decididos onde iriam estudar, enquanto 28% ainda não tinham feito a escolha. Outros 11% ainda não tinham pensado sobre o assunto.
Para os estudantes que querem fazem um curso presencial, a qualidade é o fator mais relevante no processo de escolha. Já para os estudantes de cursos remotos, o preço é a condição que fala mais alto. Quanto ao uso de programas públicos de acesso ao ensino superior, 31% planejam se candidatar ao Financiamento Estudantil (Fies), 21% ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e 15% ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Outros 33% não irão participar dessas seleções.