AMIES

Governo nomeia novo secretário de Educação Superior do MEC

A Casa Civil da Presidência da República oficializou a nomeação de Marcus Vinícius David para assumir a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O novo secretário substituirá Alexandre Brasil, que esteve à frente da Sesu desde o início de 2024 e agora contribuirá para a pasta em uma das diretorias da Secretaria-Executiva (SE).

Marcus Vinícius David possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 1988, além de graduação em Direito pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior (1989). Ele também é mestre em Administração pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Coppead) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1994 e doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Em sua trajetória profissional, desempenhou vários cargos na área de gestão pública, como pró-reitor de Administração; pró-reitor de Finanças e Controle e diretor financeiro da UFJF; diretor financeiro do município de Juiz de Fora; e presidente do Conselho Diretor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe).

David é professor titular do Departamento de Finanças e Controladoria da Universidade Federal de Juiz de Fora e professor nos Programas de Mestrado em Administração e de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF. Também desempenhou as funções de chefe do Departamento de Finanças e Controladoria e de diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF. Além disso, ele já foi reitor da UFJF entre 2016 e 2024, assim como presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) de 2021 a 2022.

Foto: Luis Fortes/MEC