O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliou o período de coleta de dados do Censo da Educação Superior 2024 e alterou as datas de outros procedimentos. O novo cronograma consta na Portaria 43, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A coleta de dados será realizada entre 3 de fevereiro e 18 de junho. De acordo com o novo cronograma, a conferência dos dados cadastrais carregados do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC) para o sistema Censup e a solicitação de ajustes devem ser feitas entre 3 de fevereiro e 31 de março de 2025. Já o preenchimento dos dados censitários e verificação de erros finalizada sem pendências será até 4 de abril. Entre 6 de março e 30 de abril, as IES devem fazer a conferência, ajustes e envio das justificativas dos relatórios de consistência.
O Inep terá de 2 a 22 de maio para analisar e responder às justificativas dos relatórios de consistência. A verificação dos dados declarados pelas IES será de 22 de maio a 13 de junho, com ajustes podendo ser feitos até 18 de junho. A previsão do Inep é preparar os dados do Censo da Educação Superior entre 14 de julho e 29 de agosto. A divulgação do Censo da Educação Superior 2024 está prevista para o dia 3 de setembro.
O Inep alerta ainda que a caixa de mensagens do sistema Censup será o meio de comunicação oficial entre o Inep e os recenseadores ou auxiliares institucionais.
Todas as instituições federais, estaduais, municipais, privadas, comunitárias ou especiais que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica deverão realizar os procedimentos por meio do Sistema Censup. As IES já podem fazer a atualização cadastral dos recenseadores institucionais, responsáveis por preencher os formulários eletrônicos, verificar e corrigir inconsistências de dados, bem como responder aos questionamentos da autarquia no que diz respeito ao Censup. O recenseador institucional, que é indicado pelo representante legal da instituição de educação superior, tem a incumbência de verificar a exatidão e fidedignidade das informações prestadas.
Censup – O objetivo da pesquisa estatística é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências da educação superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais do nível educacional.
Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.
Foto: Kenny Eliason/Unsplash