O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (2), os resultados de três Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022: o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O Conceito Enade já havia sido divulgado no ano passado.
Os indicadores divulgados estão relacionados aos cursos vinculados ao ano III do ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Em 2022, foram avaliados 13 áreas de bacharelado (administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo) e 13 cursos superiores de tecnologia (comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais).
A avaliação dos cursos de educação superior no país está prevista na Lei do Sinaes (Lei 10.861/2004), que completa 20 anos neste mês de abril. “Esse é o sistema mais longevo de avaliação da educação superior que o Brasil já teve e é um sistema muito completo e até complexo, que permite jogar luz sobre a atuação dos cursos das instituições de educação superior brasileiras”, frisou o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Teixeira. Durante a apresentação dos dados, ele lembrou que o órgão é o responsável por conduzir as avaliações externas (avaliações in loco e Enade) e divulgar os indicadores de qualidade da educação superior.
Durante a divulgação, em live realizada no canal do youtube do Inep, muitos gestores questionaram sobre a responsabilização dos estudantes por sua nota na avaliação do Enade.
A AMIES tem pontuado essa questão junto ao Inep e ao Ministério da Educação. Numa das reuniões, uma das ponderações feitas foi a de que, no formato atual, os alunos não são afetados pelo resultado final do Enade e, por isso, nem sempre se dedicam com afinco à prova, não refletindo a realidade da IES e podendo até prejudicar a avaliação da instituição. Uma das propostas apresentadas foi a de o desempenho no Enade ser incluído no histórico escolar ou de a nota ser considerada para o ingresso em programas de mestrado e doutorado. “Da forma atual, o Enade representa um desperdício de dinheiro público e de tempo dos servidores e acadêmicos envolvidos, pois não reflete a realidade das IES”, explicou o presidente da AMIES, Moses Rodrigues.
De acordo com Ulysses Teixeira, o Inep tem realizado estudos para o aperfeiçoamento da avaliação da educação superior e, inclusive, recebido sugestões por parte das instituições de ensino. A ideia é fazer melhorias no Sinaes e desenvolver uma cesta de indicadores que permita acompanhar as características específicas dos cursos e as diferentes missões institucionais. Há estudos para verificar a possibilidade de medir e monitorar outras características da educação superior, como a eficiência das instituições (preenchimento de vagas, permanência, conclusão); o acompanhamento dos egressos; as condições de oferta específicas de cursos EaD; e a produção de indicadores por área de conhecimento. Além disso, o Inep pretende fazer o aperfeiçoamento dos questionários do Enade, para gerar indicadores específicos para a avaliação dos estágios supervisionados.
“Estamos abertos ao diálogo, à construção coletiva, ao aprimoramento, e esperamos encontrar nas IES parceiras para os próximos passos, para que esse Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que está completando seus 20 anos, continue significante, continue relevante e traga cada vez resultados mais interessantes para a educação superior do Brasil”, ressaltou Teixeira.
Indicadores de Qualidade da Educação Superior
Conceito Enade: Avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes na prova do Enade. O Conceito Enade subsidia políticas públicas, processos de supervisão e regulação da educação superior:
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD): Busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem.
Conceito Preliminar de Curso (CPC): Avalia os cursos com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
Índice Geral de Cursos (IGC): Avalia as instituições. Seu cálculo leva em conta a média dos CPCs do último triênio, média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino.
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