As mantenedoras de instituições de ensino superior têm até o dia 7 de abril para preencherem todas as informações requeridas para a participação no processo de oferta de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025. Os dados de cada curso a ser ofertado, turno e local de oferta, devem ser preenchidos por meio do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo FiesOferta.
De acordo com o Edital 6/2025, de 8 a 11 de abril as mantenedoras poderão verificar e retificar as informações do documento que formaliza a participação de suas instituições de ensino nessa edição do Fies.
Estão habilitadas para participar desse processo as mantenedoras que tenham Termo de Adesão ao Fies e ao Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies) válidos. A habilitação independe da participação no processo seletivo regular do Fies, referente ao primeiro semestre de 2025. As mantenedoras devem garantir a conformidade das informações preenchidas com o cadastro e-MEC e as normas do Fies.
FiesOferta – O Termo de Participação deve ser assinado eletronicamente pelo representante legal da mantenedora, com a assinatura eletrônica disponibilizada no módulo FiesOferta. Para acessar o módulo FiesOferta, basta ter o cadastro no “Login Único” do governo federal. Aqueles que ainda não possuem o acesso nessa plataforma, deverão efetuar o cadastro no “Login Único” e criar uma conta “Gov.br”.
A partir das informações prestadas pelas mantenedoras nos Termos de Participação, a seleção de vagas será realizada pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, que em breve divulgará o edital com as regras e cronograma para a inscrição dos estudantes.
As mantenedoras precisam divulgar, em suas páginas eletrônicas na internet e com a fixação em local de grande circulação de estudantes, a sua participação no processo de oferta e ocupação das vagas remanescentes, a relação de cursos e turnos de cada local de oferta da instituição, como também o inteiro teor dos demais editais da Sesu/MEC sobre o Fies vagas remanescentes.
Foto: Freepik