AMIES

ABr

Inep inicia coleta de dados do Censo da Educação Superior 2022

Os representantes das instituições de educação superior e os recenseadores institucionais já podem realizar a conferência dos dados cadastrais carregados do Cadastro e-MEC referentes à edição 2022 do Censo da Educação Superior (Censup). Os ajustes devem ser solicitados até o dia 7 de abril.

Para orientar os profissionais responsáveis pela declaração das informações, o Inep realizará quatro encontros virtuais sobre a pesquisa estatística, por meio de seu canal no Youtube. O primeiro deles tratou sobre o marco legal do Censo Superior e as novidades no preenchimento do módulo Usuário do Sistema Censup. O segundo abordou mais novidades no preenchimento do censo e o Painel de Business Intelligence. O terceiro será sobre os relatos de boas práticas da edição de 2021 da pesquisa estatística, com transmissão no dia 2 de março. A série será encerrada em 8 de março, para tirar dúvidas sobre o preenchimento. Os questionamentos podem ser encaminhados por meio de formulário disponível no portal do Inep, até 3 de março.

Todo os procedimentos de coleta de dados devem ser realizados até 23 de junho. Até 28 de julho será feita a consolidação e homologação dos dados pelo Inep. A previsão do órgão é divulgar os resultados no dia 19 de setembro. Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as IES que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.