AMIES

John Schnobrich/Unsplash

Novos sistemas e-MEC e e-Cebas devem ser entregues ainda este ano

O Ministério da Educação deve entregar ainda neste semestre os novos sistemas e-MEC e e-Cebas, a fim de dar mais transparência e celeridade aos processos regulatórios do setor.

O sistema e-MEC, que está sendo reformulado, é utilizado para atender às demandas da regulação e supervisão de cursos da educação superior. Dentre as novidades previstas, estão a integração com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a agregação com a base da Receita Federal, para checagem e validação de informações cadastrais. Haverá ainda a disponibilidade de acesso mobile para que os avaliadores do Inep possam realizar o upload das informações no momento da visita técnica e integrá-las diretamente ao sistema após a validação. A expectativa é que essas mudanças proporcionem um ganho de eficiência e economia processual.

Em fase de elaboração, o e-Cebas é a ferramenta necessária para que a análise se dê de maneira ágil e segura, facilitando a apresentação de documentação pela entidade, bem como a análise técnica realizada pela área competente, visto que haverá no sistema os dados necessários e integração de informações que subsidiam uma comparação analítica.