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Enade 2024: solicitação de dispensa da prova deve ser feita até 7 de fevereiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a lista de estudantes em situação regular na avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. Os coordenadores de curso e procuradores institucionais educacionais podem acessar os nomes dos estudantes pelo Sistema Enade.

Com isso, começou o prazo para solicitar a dispensa da prova. O pedido deve ser feito até o dia 7 de fevereiro, pelo estudante ou pela instituição de educação superior, a depender da motivação da ausência. De toda forma , será preciso comprovar o motivo da falta, mediante documentação, conforme as exigências previstas em edital.

Entre as situações previstas como justificativas de ausência estão: acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, bem como compromissos profissionais e privação de liberdade. As pessoas eliminadas do exame no local de aplicação não podem solicitar a dispensa.

Os casos de ausência decorrentes de motivos pessoais ou profissionais devem ser registrados pelos estudantes e analisados pelos respectivos coordenadores de curso. Já os casos de ausência por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado devem ser registrados pelos coordenadores de curso e serão analisados Inep.

Em 2024, licenciaturas de 17 áreas de conhecimento diferentes foram avaliadas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

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