A secretária-executiva da AMIES, Priscila Planelis, participou de uma reunião com a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo, e com o deputado Átila Lira Filho, que também é associado da AMIES. Na ocasião, foram apresentadas pautas de interesse das mantenedoras de instituições de ensino superior, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.
Durante a reunião, a secretária Marta Abramo informou que o calendário regulatório será divulgado somente após a publicação do decreto com o novo marco regulatório para cursos superiores de educação a distância, que incluirá um período e procedimentos de transição para adequação das instituições de ensino aos novos parâmetros que serão estabelecidos. Inicialmente, a Seres pensou em publicar o calendário relativo apenas aos cursos presenciais, mas voltou atrás.
Segundo Marta Abramo, devido ao atraso na divulgação do calendário regulatório, as IES que desejarem poderão solicitar à Seres uma declaração de regularidade dos processos regulatórios. Essa medida é especialmente relevante para os processos com prazo rígido, como o recredenciamento institucional e o reconhecimento de cursos.
Incêndio – Na última segunda-feira (7 de abril), um incêndio atingiu o prédio anexo do Ministério da Educação. Em nota, a Pasta informou que o fogo teria começado na central de ar-condicionado do edifício e que não houve vítimas. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal trabalha para identificar as causas.
Devido ao incêndio, alguns sistemas do ministério ficaram fora do ar, como o e-MEC.
Conforme orientação da Seres, as IES que tiverem problemas em razão da indisponibilidade do sistema e-MEC, notadamente em razão do cumprimento de prazos, poderão abrir demandas específicas através dos canais oficiais do Inep e da Seres.