A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação informou que os sistemas eletrônicos da pasta, incluindo o e-MEC, já voltaram a funcionar e que os prazos dos processos em andamento estão mantidos.
Os sistemas ficaram indisponíveis após um incêndio iniciado no ar-condicionado do Anexo I do MEC, em Brasília, no último dia 7 de abril. De acordo com a Pasta, não houve qualquer dano aos equipamentos de tecnologia da informação. No entanto, por medida de segurança, “o Data Center do MEC foi desligado de forma preventiva entre as 18h do dia 7 de abril e as 6h do dia 8 de abril, ocasionando uma indisponibilidade temporária dos sistemas, incluindo o e-MEC”, informou o Ministério por meio de nota. Após o religamento do Data Center, todos os sistemas voltaram a operar normalmente, de acordo com o MEC. No entanto, usuários relataram indisponibilidade do sistema e-MEC até o final da semana.
O MEC reforçou ainda que não houve prejuízo à integridade dos sistemas nem mudanças nos prazos dos processos estabelecidos oficialmente. A Pasta salientou também que qualquer informações oficiais serão sempre divulgadas nos canais institucionais do MEC e alertou os usuários a não clicarem em links enviados por mensagens não oficiais, a fim de não colocar em risco a segurança digital dos usuários.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil